Homem é condenado a 10 anos de prisão por estupro de vulnerável em Cacequi; crime ocorreu em fevereiro

Um homem de 57 anos foi condenado a 10 anos de prisão, em regime fechado, pelo crime de estupro de vulnerável. A sentença foi emitida nesta quinta-feira (24), pelo juiz Daniel Nikosheli Nepomuceno, da Vara Judicial da Comarca de Cacequi. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O réu, que é servidor público concursado e exercia a função de vigilante autônomo no município, também foi condenado à perda da função pública e ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais à vítima, uma criança de 11 anos. A prisão preventiva foi mantida e ele não poderá recorrer em liberdade. Conforme o TJ, a decisão é passível de recurso e o caso tramita em segredo de Justiça.


A decisão

Na sentença, o magistrado reconheceu a materialidade e a autoria com base nos depoimentos da vítima, de testemunhas e nas imagens captadas por câmeras de segurança. O juiz destacou os impactos psicológicos causados à criança, que está em acompanhamento terapêutico, e apontou como agravante a tentativa do réu de criar um vínculo com a vítima antes da prática do crime.


– A gravidade dos fatos e as circunstâncias concretas exorbitam a normalidade, justificando a manutenção da custódia cautelar – afirmou o juiz na decisão.


Relembre o caso
Na ocasião, o suspeito teria atraído a criança para dentro do seu carro, onde praticou o crime. A vítima conseguiu fugir e pedir ajuda. A reportagem acompanhou o caso em abril deste procurou o TJ, que informou na época que o homem está preso desde o dia 21 de fevereiro no Presídio Estadual de Cacequi e a denúncia foi aceita no dia 6 de março pela Comarca do município. 


Protestos em Cacequi
Esse não foi o único caso envolvendo abuso sexual contra menores de idade no município em 2025. Em abril, a Justiça acatou a denúncia contra um homem de 34 anos, por suspeita de abusar de um menino. 

Conforme publicado pelo Tribunal de Justiça na época, o homem teria cometido os abusos desde 2021 em pelo menos sete situações. O ex-candidato, que não se elegeu ao Legislativo local, seria companheiro da avó da vítima e se aproveitaria dos momentos em que ficava sozinho com o menino para praticar os abusos. Além disso, o suspeito seria proprietário da casa onde os pais do menino moravam e usava isso como ameaça. Se a criança não se submetesse a tais atos, ele expulsaria seus familiares da residência.


situação de vulnerabilidade de crianças levou moradores a realizarem protestos pedindo por justiça. O motivo foi justamente a onda de abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes na cidade de 13,5 mil habitantes, próxima a Rosário do Sul. Até abril deste ano, duas ações foram realizadas. Saiba mais aqui. 


Leia mais:




Prestes há completar cinco anos em Santa Maria, Ciosp terá sede ampliada com novos investimentos em segurança Anterior

Prestes há completar cinco anos em Santa Maria, Ciosp terá sede ampliada com novos investimentos em segurança

Acidente entre carro e carroça é registrado na BR-287 em Santa Maria Próximo

Acidente entre carro e carroça é registrado na BR-287 em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI